A Secretaria da Mulher de Saquarema deverá contar com o apoio do Movimento Articulado de Mulheres e Amigas de Saquarema – MAMAS nos trabalhos voltados às mulheres, para que as mesmas se sintam acolhidas, respaldadas e amparadas.

A Secretaria hoje tem à frente a empresária Yara Santos de Souza, também conhecida como “Cicí”, que possui uma história de vida muito sofrida, parecida como as que se vê somente em filmes. Tanto que já foi matéria do Fantástico (TV Globo) e do programa da Sonia Abraão (Rede TV). Yara escreveu também um livro, intitulado: “Meu nome, minha vida”, contando a sua trajetória, na qual narra a luta para provar que estava viva.

Os planejamentos para as atividades a serem desenvolvidas neste ano já começaram a ser esboçados entre a Secretaria da Mulher e o MAMAS, que tem como presidente Terezinha Ruade. Para março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, que deverá contar com a parceria da Secretaria de Saúde e de profissionais que cuidarão do setor de beleza.

De acordo com Yara Souza, serão muitos os trabalhos durante os quatro anos de governo, sob o comando da prefeita Manoela Alves. “A mulher terá oportunidade de ser ouvida e de ter o apoio de profissionais como advogada, assistente social e psicóloga no CRAM, que deverá voltar a funcionar normalmente em fevereiro”, disse.

O MAMAS, que será parceiro da Secretaria da Mulher, é uma instituição que existe há cerca de nove anos e foi criado com o objetivo de combater todas as formas de discriminação e preconceitos contra a mulher e, com isso, busca políticas públicas de qualidade. Já representou Saquarema até em Brasília, quando participou de conferências voltadas às causas femininas. Recebeu título de Utilidade Pública Municipal e, julho de 2012, e de Utilidade Pública Estadual em dezembro de 2014, por serviços prestados ao município.