A primeira semana de fevereiro foi de festa em Araruama, que comemorou, no dia 6, 158 anos de emancipação político administrativa. 

Vivendo um momento crítico nas finanças públicas, a Prefeitura Municipal organizou uma festa sem pompas, mas com qualidade, realizando shows no Espaço de Interação Popular da Praça Antônio Raposo, dando oportunidade à apresentação de artistas da região, como Laís Alfradique, banda Najack, Roger Sampaio, Annie e banda Rock 4Ever.

Dentro das comemorações foram inauguradas a nova Policlínica de Praia Seca e o Galpão do Projeto Todos Juntos no bairro Fazendinha.

O ponto alto das celebrações aconteceu na noite do dia 6 com a realização da Sessão Solene da Câmara Municipal de Araruama, quando foram entregues Títulos de Cidadania Araruamense, Medalhas Tupinambá e Medalhas Paulo Freire, além de homenagem à funcionária destaque do ano de 2016.

Na solenidade, a prefeita Lívia Bello, a Lívia de Chiquinho, destacou o momento delicado por que passa o município em relação à arrecadação e às finanças públicas. Ela apresentou alguns números relativos ao funcionalismo, informando que conseguiu já no primeiro mês de gestão reduzir o quadro de funcionários para se adequar à folha de pagamentos. A prefeita ainda conclamou os presentes a desenvolverem um espírito de união e de compreensão para que a cidade recupere sua força.

SEM CARNAVAL - Dentro da política de austeridade econômica implantada pela nova gestão, a Prefeitura de Araruama publicou decreto cancelando a realização do Carnaval 2017 no município. Em meio à polêmica, a justificativa de que a prioridade é investir na Saúde os recursos que seriam destinados à folia tem sido bem recebida pela população.