O Cacique de Araruama saiu às ruas apesar da proibição da Prefeitura.
O Cacique de Araruama saiu às ruas apesar da proibição da Prefeitura.

O município de Araruama, na Região dos Lagos, vive um momento atípico nesta época do ano. Enquanto as cidades vizinhas estão repletas de turistas, muita festa nas ruas e samba em cada canto, as ruas do Centro araruamense estão vazias, o trânsito flui normalmente, parece um dia como qualquer outro. A razão para isso é um decreto publicado pela Prefeitura de Araruama que proibiu as manifestações populares no município, sob a alegação de que a verba que seria investida na festa popular deveria ser economizada para investimento em saúde.

De acordo com o site oficial do município, "as festividades suspendidas referem-se aos eventos em vias e espaços públicos do município, como desfiles de blocos carnavalescos, com exceção da "matinê" que acontecerá na Praça Antônio Raposo". A medida afetou diretamente todos os blocos carnavalescos que vinham se preparando durante o ano anterior para os tradicionais desfiles na Rodovia Amaral Peixoto, além de impedir que o comércio se beneficiasse com a festa. Quem deixou de se divertir e consumir em Araruama, foi curtir a folia nas cidades próximas, como Iguaba Grande e Saquarema, onde não houve restrições governamentais para a realização da festa de Momo. 

RESISTÊNCIA POPULAR - Um esboço de resistência ao decreto governamental partiu do bloco Cacique de Araruama, que realizou seu desfile no bairro XV de Novembro, sem contar com qualquer apoio público, nem sequer um guarda municipal para auxiliar no fluxo do trânsito. Centenas de foliões participaram da festa na noite de domingo, 26/02, mantendo a força do carnaval, o brilho das fantasias, o samba no pé, como a dizer: as ruas são do povo, daqui não saio, daqui ninguém me tira.

Até o momento, o único carnaval de rua permitido na cidade é o promovido pela própria Prefeitura na Praça Antônio Raposo, onde uma tenda com climatização foi montada, com horário marcado para começar e terminar.

Confira as fotos do desfile do Cacique de Araruama no Facebook: www.facebook.com/jornalpoiesis